Tratamento de Doenças Dermatológicas

Doenças Dermatológicas Mais Comuns

Acne

Hoje não podemos mais enfrentar a acne (espinhas) como uma simples ‘’coisa da idade’’. A presença de espinhas e cravos causa grande sofrimento psicológico e baixa autoestima. Por isso deve ser tratada com seriedade pelo dermatologista.

Há diversos tipos de acne, a vulgar, da infância, hormonal, da mulher adulta, senil, do anabolizante, por suplemento alimentar… Cada uma possui uma particularidade e tratamento distinto.

O importante é que quanto mais cedo os cuidados iniciarem menor será a chance de cicatrizes e manchas. Por isso é importante consultar um especialista no assunto e não perder tempo com tratamentos caseiros sem orientação adequada.

Além de cremes, contamos com muita experiência em medicações orais como antibióticos e a isotretinoína (mais conhecida como Roacutan). Além disso os lasers e peeling corrigem cicatrizes e manchas que possam ficar após o tratamento.

Doencas Dermatologicas - Dermatologista Porto Alegre

Manchas de pele

Com certeza esta é uma das queixas mais frequentes no consultório de dermatologia. Podendo ser causadas pelo sol, por uso incorreto de cremes, por influências hormonais, por herança genética. Há uma infinidade de lesões e tratamentos. Como algumas podem ser graves é importante o diagnóstico correto antes de tratar.

As mais comuns na pele da face são o melasma e as melanoses solares. O melasma possui influência de vários fatores, sol, hormônios, genética, e tem seu controle com cremes, medicações orais e lasers. As melanoses solares possuem como causa principal a exposição indevida aos raios ultravioletas. Seu tratamento pode ser feito em casa ou com procedimentos médicos ambulatoriais.

Há ainda muitas lesões de pele que são classificadas pelos pacientes como manchas, e que levam-no a consultar: Nevos, Nevos de Otta e Becker, Nevos Anêmicos, Hipercrômicos, efélides, lentigos senis, melanomas malignos, hemangiomas, infecções de pele, inflamações da pele, acantose nigricans…

Doencas Dermatologicas - Dermatologista Porto Alegre

Psoríase

Essa doença é uma de nossas grandes especialidades em tratamento. Devido à grande experiência em tratamento de Psoríase Grave com Fototerapia UVB-NB e Medicamentos Biológicos, hoje somos referência no assunto.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, que está relacionada a diversas outras alterações no organismo: Artrite Psoriásica, Doença Inflamatória Intestinal, Síndrome Metabólica (com Infartos e AVCs). Por isso mesmo ela é tratada pensando no paciente como um todo e não focando somente a pele.

A perda da qualidade de vida que os pacientes enfrentam com essa patologia merece devida atenção e restabelecer a alegria de viver praticando todas as atividades que gostaria é nosso desejo. Apesar de não ser contagiosas os psoriásicos sofrem uma importante estigmatização e por isso sofrem muito.

A psoríase pode acometer couro cabeludo simulando a caspa, unhas (simulando fungos), palmas e plantas, pele do corpo exposta e não exposta (genitais, nádegas). Pode aparecer na infância ou mesmo quando se envelhece. Cerca de 2% da população possui psoríase. A maioria não sabe. Dos que sabem, a maioria não trata ou está com o tratamento mau manejado.

Doencas Dermatologicas - Dermatologista - Psoriase - Porto Alegre

Eczemas ou Dermatites (Alergias)

Os eczemas da pele ou dermatites, popularmente conhecidos como alergias, são divididos em dois grupos: eczemas irritativos e eczemas de contato. O segundo grupo são os que de fato pertencem ao grupo de reações alérgicas, e ocorrem ao mínimo contato com a substância alergena, causadora da reação.

O mais comum é que os eczemas ocorram em partes do corpo mais expostas a agressão do dia-a-dia, como mãos e dedos. Também pode ocorrer nas pernas, pés e depois ir tomando conta do corpo. Locais especiais como orelhas, pescoço, pulsos, dorso, podem ser acometidos inicialmente.

Pálpebras normalmente apresentam uma modalidade especial de eczema de contato, aos esmaltes. O couro cabeludo e face pode sofrer problema semelhante com tinturas e tonalizantes. Da mesmo forma tatuagens de hena e maquiagens podem causar o problema. O diagnóstico é feito com testes de contato (Patch Test).

Doencas Dermatologicas - Dermatologista - Dermatites - Porto Alegre

Rosácea

A rosácea é uma doença que aparece na pele normalmente em adultos jovens e pode seguir durante a vida toda. Essa inflamação da pele ocorre por uma sensibilidade genética e quando fatores de agressão a ativam. A pele torna-se sensível, avermelhada e podem surgir vasinhos com o tempo. Nas crises é comum ocorrer surgimento de lesões parecidas com espinhas, com pús e dolorosas.

Os locais mais afetados são as bochechas, nariz, testa e queixo. E os fatores de piora mais conhecidos são o calor, o vento frio, a radiação ultravioleta, alimentos muito quentes e temperados, bebidas de álcool, emoção.

O tratamento depende do quaro da rosácea, podendo ser apenas domiciliar com cremes, mas muitas vezes necessitando medicação oral, nas crises. Nos casos mais avançados, podem ser necessários lasers e correção cirúrgica de nódulos cicatriciais que possam surgir.

Uma queixa muito comum no inverno é a pele sensível, ressecando fácil, e que arde quando produtos cosméticos são usados.

Doencas Dermatologicas - Dermatologista - Rosacea - Porto Alegre

Fragilidade de Unhas

Unhas quebradiças, que lascam fácil, que são difíceis de crescer, opacas, são sintomas de fragilidade ungueal. A busca por tratamentos com vitaminas e esmaltes menos agressivos faz com que as pacientes tentem várias coisas sem conseguir melhorar.

Não seria melhor descobrir a causa primeiro? Os distúrbios hormonais, alimentares, nutricionais, e os mau cuidados com as unhas são causas que podem estar envolvidas.

Com o manejo correto e tratamento da causa em poucos meses já ocorre uma grande diferença na qualidade ungueal, com unhas mais fortes e resistentes.

Doencas Dermatologicas - Dermatologista - Unhas Frágeis - Porto Alegre

Fungos (Micoses)

As micoses cutâneas, ou tíneas, e mesmo as micoses capilares e das unhas, são doenças nas quais um fungo causa uma infecção do local. Apesar de serem muito comuns o tratamento nem sempre é simples.

Desde de coceira e vermelhidão, até mesmo dor e cicatrizes. Os sintomas de uma infecção por fungos variam muito, bem como sua frequência durante o ano. Há as mais t’picas do verão e as do inverno, bem como aqueles casos relacionados a atividade rural e manipulação da terra.

O tratamento pode variar desde soluções e xampus até medicamentos orais por muitos meses. O diagnóstico normalmente é clínico, mas muitas vezes podem ser necessários exames laboratoriais para confirmar o agente causal.

Doencas Dermatologicas - Dermatologista - Fungos - Porto Alegre

Outras Doenças Dermatológicas:

Amiloidose Cutânea

Alergias de Contato

Alopecia Aerata

Calvície

Câncer de Pele

Celulite

Ceratose Actínica

Ceratose Pilar

Condiloma Acuminato

Dermatite Atópica

Dermatite de Contato

Dermatite Perioral

Dermatite Seborréica

Descamação de Mãos e Pés

Disidrose

DSTs

Eczema Numular

Eflúvio (Perda de Cabelos)

Engrossamento da pele

Erisipela

Eritema Anular

Eritema Pérnio

Eritrasma

Esclerodermia

Estrias

Exantema Súbito

Foliculite

Granuloma Anular

Hanseníase

Herpes Simples

Herpes Zoster

Hiperceratose Palmo-Plantar

Hidradenite Supurativa

Hiperidrose

Hirsutismo

Impetigo

Líquen Plano Pilar

Líquen Simples

Lúpus

Molusco Contagioso

Neurofibromatose

Olheiras

Pênfigos

Porfiria

Prurido

Psicodermatose

Ptiríase Rósea de Gibert

Púrpuras

Queilite (Lábios Ressecados)

Queimaduras

Ressecamento da Pele (Pele Seca)

Sífilis

Suor em Excesso

Tumores de Pele

Unha Encravada

Urticária

Verruga Vulgar

Vitiligo

Xerodermia (Xerose Cutânea)