Toxina Botulínica
É uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinun que quando aplicada sob a pele age nos músculos diminuindo sua contração. Com isso obtemos o efeito antirrugas dando uma aparência estética mais jovem a face, pela melhoras dos sinais de expressão. Exemplos de marcas são o Botox, o Disport, o Prosigne.
Até hoje é o procedimento estético mais realizado no mundo todo, seguro, com resultados comprovados, rápido e duradouro. O uso já pode ser iniciado nos primeiros sinais de enrugamento da pele, seja na testa (glabela) ou ao redor dos olhos (pés-de-galinha). Muitos pacientes iniciam seu tratamento muito antes dos 30 anos de idade, para desfrutar de uma pele mais jovial durante toda a vida.
Há várias aplicações para a toxina botulínica; confira algumas:
- Rugas de expressão
- Sorriso Gengival
- Suor em excesso (hiperhidrose)
- Enxaqueca
- Flacidez do pescoço
- Bruxismo
- Rugas perilabiais (código de barras)

Preenchimentos Faciais
O uso de preenchedores ou volumizadores é uma das ferramentas que normalmente se associa na melhora da aparência facial. Além de corrigir imperfeições ou assimetrias que a pessoa já possui, serve para corrigir a perda do volume e flacidez que aparece com o envelhecimento.
Entre os tipos de preenchedores usados temos os absorvíveis, semipermanentes e permanentes. Cada um adequado a uma situação e paciente diferentes. Os volumes utilizados também são adequados a cada caso, para que não ocorram deformidades e resultados finais artificiais. O tratamento é ambulatorial e o paciente não precisa mudar sua rotina radicalmente.
Veja onde pode-se utilizar os preenchedores:
- Aumento de lábios
- Correção dos Sulcos Nasogenianos
- Correção das Olheiras
- Aumento e definição da maçã-do-rosto (bochecha)
- Aumento e contorno da mandíbula
- Aumento do queixo
- Elevação da ponta do nariz
- Aumento do glúteo (bioplastia)

Tratamento com Laser
O laser é na verdade uma fonte de luz especial, que leva um determinado tipo de energia até a pele causando uma modificação na sua estrutura. De acordo com o tipo de laser, de energia, e sua intensidade, essa mudança pode ser mais ou menos intensa, superficial ou profunda.
Dentre os lasers mais utilizados temos:
- Luz Intensa Pulsada
(tratamento de manchas, vasinhos, vermelhidão da rosácea e remoção de pelos) - Laser de CO2 Fracionado (trata a pele por estímulo do colágeno, tratamento de manchas, verrugas, flacidez, cicatrizes de acne e acidentes, estrias)
- NdYag
(remoção de tatuagem e maquiagem definitiva, tratamento de varicozes, rosácea) - Erbium Fracionado
(estimula colágeno melhorando a qualidade da pele em cicatrizes, rugas, estrias, flacidez) - Raiofrequência
(tratamento da flacidez e celulite corporal)

Peelings
O tratamento que causa a descamação da pele se chama peeling. Ocorre por ação de um produto químico (ácidos) que irrita as camadas da pele levando a sua renovação. Podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a camada atingida.
O resultado de cada tratamento é proporcional a profundidade atingida, ou seja, quanto mais forte, mais profunda a penetração, mais resultado e renovação obteremos. Mas é claro que cada paciente possui uma necessidade diferente e assim nem todos devem realizar procedimentos mais invasivos.
Os peelings superficiais possuem o propósito de remover impurezas e pigmentações superficiais da pele, melhorando a textura e o brilho. Podem ser feitos em qualquer pessoa e possui rápida recuperação, sem afastamento do trabalho.
Os peelings médios já atingem camadas mais profundas da pele e precisam de alguns dias para ter a renovação da pele completa. Os casos de peles envelhecidas e manchadas, com rugas e flacidez leves são ideias para esse tratamento.
O peeling profundo possui características particulares, entre elas uma grande mudança da aparência, com um rejuvenescimento que pode chegar a duas décadas. Por sua vez é reservado a pessoas mais velhas, com alto grau de flacidez e envelhecimento cutâneo. A recuperação é lenta, sendo necessário algumas semanas para o retorno a atividades ao sol por exemplo.

Cirurgia Dermatológica
Uma das grandes áreas de tratamento estético na dermatologia é a Cirurgia Dermatológica. Com ela é possível corrigir problemas que as medicações e os lasers estão aquém de solucionar.
- Retirada de Sinais (pintas) e Cistos: remover sinais que sofrem traumas, coçam, ou mesmo atrapalham a aparência, pode ser feito de forma fácil e rápida. A análise das lesões nos dá a tranquilidade da ausência de malignidade, além da melhora do problema.
- Retirada do excesso de pele nas pálpebras (blefaroplastia): cirurgia que corrige a pele caída das pálpebras melhorando a visão e a aparência envelhecida do problema.
- Correção da (s) orelha(s) aberta(s) (otoplastia da orelha em abano): tanto na infância como no adolescente e adulto, essa cirurgia corrige a abertura em excesso das orelhas, deixando-as menos perceptíveis.
- Correção de orelha rasgada (bífida): cirurgia muito comum em lóbulos de orelhas que rasgam pelo peso dos brincos ou por traumas. Após 30 dias do procedimento já é possível retomar o uso de brincos no local.
- Subcisão: técnica muito eficaz para o tratamento de celulites profundas que não melhoram com exercícios físicos e lasers. O procedimento não deixa cicatriz aparente.
- Ainda há uma ampla galeria de cirurgias dermatológicas: correção de cicatrizes, zetaplastias, elevação de sobrancelhas, minilifting facial, lipoaspiração, cirurgia de unha encravada (cantoplastia), microcirurgia vascular (retirada de vasinhos das pernas).
